História da Associação

A Associação Consular foi criada em 16 de maio de 1999. É uma associação civil de fins não econômicos, constituída de conformidade com o disposto nos artigos 53 a 61 do Código Civil Brasileiro,  de duração indeterminada e com sede e foro na cidade de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina (Avenida Rio Branco, No. 387, 5º andar. Centro. Florianópolis.SC -88015-201- Fone 48- 3223 2437).  Tem por finalidade:
a)    Promover o convívio e o relacionamento entre os membros do Corpo Consular credenciado junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, bem como entre os respectivos familiares e dependentes, estimulando o intercâmbio nas atividades nos âmbitos cultural, social, profissional e comercial;
b)    Apoiar a integração dos membros do Corpo Consular do Estado, assim como dos respectivos familiares e dependentes, com a comunidade catarinense;
c)    Apoiar, participar e realizar atividades que visem fins benemerentes e culturais;
d)    Apoiar a atividade do Decano do Corpo Consular e decisões da Diretoria e Conselho;
e)    Perseverar para que sejam observadas as disposições da Convenção de Viena sobre as Relações Consulares e ser interlocutora entre os associados e o Governo do Estado de Santa Catarina.

Poderão formar parte da Associação na qualidade de sócios efetivos, todos os Cônsules Gerais, Cônsules Gerais Adjuntos, Cônsules Gerais Honorários, Cônsules, Cônsules Honorários, Vice-Cônsules, Vice-Cônsules Honorários, Agentes Consulares, assim como os respectivos cônjuges, credenciados em todo o Estado de Santa Catarina. Por deliberação do Conselho Diretivo poderão ser outorgados títulos honoríficos a associado que tenha prestado relevantes serviços, bem como a não-associados que o Corpo Consular decida homenagear.

O Conselho Diretor da Associação, no período de 2012-2015 está integrado por:
Presidente: Rolando Coto Varela. Cõnsul Honorário da Costa Rica.
Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos: Valter Ros de Souza. Cônsul Honorário do Paraguai.
Vice-Presidente de Assuntos Sociais: Renato Gonçalves Ilieff. Cônsul Honorário da Bulgária.
Vice-Presidente de Assuntos Administrativos: Attilio Colitti. Cônsul Honorário da Itália.
Vice-Presidente de Assuntos Financeiros: Alberto Holderegger. Cônsul Honorário da Suíça.
Decano: Manuel Lardizábal Rodríguez. Cônsul Honorário de Honduras.
Os Consulados tem como principais funções oferecer assistência a seus nacionais que estão em território brasieliro, a seus imigrantes e descendentes estabelecidos neste país; bem como interatuar junto aos órgãos governamentais e as organizações da sociedade civil, promovendo o intercâmbio econômico, social, cultural, científico e tecnológico, na procura de insumos para o desenvolvimento das nações, tanto as que eles respresentam, como as que eles atuam.
Atualmente no Estado Catarinense atuam 23 Consulados dirigidos por Cônsules Honorários e 02 Consulados atendidos por Cônsules de Carreira.